[...]

[...]
Editores 2015-2016: Direção e supervisão: Prof. Álvaro A. Santos | Coordenação: Prof. Jorge Marinho, Profª. Florência Marques, Profª. Mª João Santos e Profª. Lucinda Azevedo | Revisão de textos: Profª. Florência Marques | Design e multimédia: Prof. Luís Ribeiro
24 de fevereiro de 2013

E se o dinheiro não importasse, o que é que tu desejarias fazer durante toda a tua vida?


O mundo está em plena crise económica e cada vez mais jovens são “empurrados” a seguir uma profissão com mais saídas, em que terão um salário assegurado no fim do mês e na qual não têm qualquer prazer ou satisfação enquanto a realizam.
Eu percebo o lado dos pais ao quererem que os filhos tenham um futuro seguro e que nada lhes falte. Mas se optarem por uma dessas profissões apenas para satisfazer a vontade dos pais, até pode nem faltar dinheiro na conta ao fim do mês, porém faltará o desejo diário de ir trabalhar e o brilho nos olhos ao fazer o que realmente gosta. E no fim de contas não deveria ser isso que os pais deveriam querer? Que os filhos encontrassem a sua vocação e que fizessem o que lhes faz feliz? Que tenham vontade de se aperfeiçoar e de se poderem sentir realizados?
Está na altura de seguir os sonhos e ultrapassar as barreiras económicas. Se a crise económica é um facto e se o desemprego é quase dado como certo ao entrarmos para o mundo do trabalho, então deveremos seguir o que nos faz feliz. Se é para ficar desempregado, ao menos estudamos o que queremos e assim temos um estímulo maior para encontrar um trabalho ou arranjar uma alternativa a estarmos parados enquanto as ideias congelam e nos sentamos no sofá a ver os programas dos canais generalistas. Se gostarmos mesmo do curso que escolhermos temos muito mais probabilidade de realmente termos vontade de trabalhar naquela área e querermos fazer tudo, remunerados ou não, o importante é não deixar apagar o brilho nos nossos olhos enquanto o fazemos.
Se amanhã pudessem acordar e ter o trabalho que quisessem, qual seria?
Reflete sobre esta pergunta e opta por lutar, para que se concretize e pela tua felicidade.
O futuro começa hoje e com todos nós. Por isso chega de escolher os empregos que a tua família ou os teus professores te dizem que deves seguir, ou ir para um curso porque o Manel ou a Maria também vão e não te queres separar deles.
Toca a fazer os teus sonhos serem ouvidos e a teres um papel ativo na construção do teu futuro e da tua felicidade, está na altura de seres o protagonista da tua vida e responsabilizares-te pelas tuas decisões.
Tens a oportunidade de escolher agora entre ser uma pessoa com muito sucesso profissional mas que é um frustrado porque faz algo de que não gosta ou preferes passares tempos mais complicados a nível financeiro mas sentires-te realizado por fazeres o que realmente te faz feliz?
Sara Inês Graça

0 comentários:

Enviar um comentário

 
;